SOLICITE UM ORÇAMENTO
(49) 2049-0200
(49)9 9916-9619
Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 9 9916-9619
Postado em 29 de Janeiro de 2019 às 16h33

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Antes de Viajar (4)

Agora ficou mais fácil para o cidadão obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), o famoso cartão amarelo emitido pela Anvisa. Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente digital. A digitalização foi feita em uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

Mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não fazem questão da apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem.

 

Como obter o CIVP

Quem tiver como destino ou conexão países que exigem comprovante de vacinação contra febre amarela precisa providenciar a emissão do CIVP, observando os passos abaixo.

1) Vacinação

O viajante deve procurar um posto do Sistema Único de Saúde (SUS) ou os serviços de vacinação privados credenciados para tomar a vacina contra a febre amarela.

A vacina deve ser tomada com antecedência mínima de dez dias da viagem.

Para emissão do CIVP, é necessário que o viajante tenha sido vacinado com a dose única ou dose padrão (e não a dose fracionada).

Destaca-se ainda que, desde 2017, o Brasil segue o entendimento da OMS (Organização Mundial da Saúde) no sentido de que a dose padrão da vacina tem validade vitalícia. Dessa forma, se o viajante já foi vacinado previamente com essa dose, não é necessária nova vacinação.

 

2) Emissão da CIVP

O cidadão deverá se cadastrar no Portal de Serviços do governo, caso ainda não tenha cadastro (https://www.servicos.gov.br). Após estar logado, fazer a solicitação da CIVP no próprio portal. (https://goo.gl/uL1uEK).

O processo é então analisado pela equipe da Anvisa e, se aprovado, uma mensagem é enviada, em até 5 dias úteis, de acordo com os dados informados no cadastro. O usuário deve então imprimir o cartão e assinar no local indicado. O arquivo fica disponível para impressão sempre que necessário.


DOCUMENTAÇÃO
Número do CPF
Documento de identidade (foto ou arquivo digitalizado)
Comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado)

Países que exigem o CIVP:

Veja também

Que tipo de turista você é?12/06/19 Viajar é muito bom, mas você parou para pensar em que tipo de viagem quer fazer? Há viagens para comprar, as viagens para namorar (só ou acompanhado), as viagens para descansar, as viagens de negócios, as viagens gastronômicas, as viagens de aprendizagem… São muitas razões para viajar! Dia 13 de junho é comemorado o Dia do Turista, desses tipos......
8 dicas para manter a casa segura enquanto viaja01/10/18 Já está com tudo pronto para as férias? Antes de fechar as malas, reunir a família e embarcar para o destino dos sonhos, coloque mais um item no seu checklist de viagem: quem vai cuidar de tudo enquanto você estiver fora?......

Voltar para BLOG